Total de visualizações de página

sexta-feira, 22 de julho de 2011

APPETITE FOR DESTRUCTION FAZ 24 ANOS HOJE


Um dos maiores discos da historia do rock faz aniversário hoje: o álbum Appetite for Destruction, do Guns N’ Roses, foi lançado exatamente 24 anos atrás, no dia 21 de julho de 1987. O disco é recheado por alguns dos maiores sucessos da banda, como Welcome to the JungleMr. BrownstoneParadise City e Sweet Child O’ Mine, e marcou uma geração inteira.
Appetite vendeu até hoje cerca de 30 milhões de cópias, mas engana-se quem acha que o sucesso foi instantâneo. Com o disco pronto, o Guns e o pessoal da Geffen Records encontraram dois problemas para resolver: a MTV se negou a exibir os clipes da banda e as lojas não queriam nem ver o LP. O motivo? A capa, que trazia o desenho de um robô estuprando uma mulher e sendo atacado por um monstro. Ela foi censurada em muitos países, mas liberada aqui no Brasil, onde é raro encontrar a versão alternativa mais “comportada”: um crucifixo com as caveiras dos gunners.
Só com muita insistência e depois de amargar meses de vendas pífias e shows pequenos é que o executivo da Geffen Tom Zutaut conseguiu que na MTV fizessem um “favor pessoal” para ele: exibir o clipe de Welcome to the Jungle… às 5 da manhã de um domingo! Horário ruim? Sim, mas nada que impedisse um sucesso imediato: 24 horas depois, a música já era a mais pedida na emissora.
A gravação de Appetite é rodeada de curiosidades, a começar pela primeira faixa.Welcome to the Jungle é a primeira parceria de Axl e Slash. A letra nasceu quando Axlestava dormindo em uma praça de Los Angeles e um desconhecido lhe disse “Do You Know Where You Are? You’re in The Jungle Baby, and you’re gonna die!” (Você sabe onde está? Você está na selva, Baby, e você vai morrer!). Já o riff foi feito por Slash em um violão sentado em sua cama e não seria para nenhuma música até Axl ouvir. O vídeo abaixo é umararidade e mostra como foi a gravação do clipe da música:
Mr. Brownstone, outra faixa clássica, foi escrita no apartamento de Izzy Stradlin(guitarrista da banda) e sua namorada durante uma discussão sobre o uso de heroína. JáParadise City nasceu na parte de trás de uma van alugada voltando de um show em São Francisco. Neste vídeo você pode ver algumas fotos dos primeiros shows do Guns e como eram as músicas antes de passar pelo estúdio, quando o Guns ainda era uma banda pequena:
My Michelle, sétima faixa do álbum, é uma homenagem de Axl a uma namorada da época do colegial. Segundo ele, os dois estavam indo de carro a um show do Guns quando começou a tocar no rádio Your Song, do Elton John. A garota disse que gostaria que alguém escrevesse uma música para ela, e Axl escreveu. Apesar da letra pesada, ela adorou!
Outra clássica é Sweet Child O’ Mine. A faixa nasceu como uma brincadeira: após um ensaio, Slash começou a tocar uma melodia à toa na guitarra enquanto o baterista Steven Adler fazia caretas. Izzy começou a acompanhar a dupla com o violão e o Axl chegou recitando um poema. Segundo o baixista Duff McKagan, a música “foi escrita em cinco minutos, achamos que seria só enchimento de linguiça para o álbum”. O enchimento se tornou um dos riffs mais conhecidos da história do rock e uma das favoritas dos fãs:
Por fim, Rocket Queen, a faixa que fecha o disco, foi gravada de um modo bastante… peculiar. Axl queria gemidos e sons pornográficos na música. Como conseguir isso? Transando no estúdio e gravando os sons dos orgasmos! Foram 30 minutos de sexo, que resultaram nos gemidos que podem ser ouvidos no meio da música.
É tanta coisa para se falar de Appetite for Destruction que provavelmente esquecemos de algumas. Por isso pedimos ajuda de vocês, fãs: quais curiosidades vocês sabem sobre o álbum que nós não citamos aqui? Comentem!
E aproveitem para esquentar a garganta porque no dia 2 de Outubro o Guns N’ Roses será o responsável por encerrar o Rock in Rio – e com certeza vamos ouvir mais de uma dessas músicas na Cidade do Rock!

Nenhum comentário:

Postar um comentário